Cruzeiro conhece rivais em busca de título inédito na Sul-Americana; relembre conquistas internacionais do clube.
Clube tem sete taças internacionais na galeria e viveu anos de ouro na década de 1990.
O Cruzeiro está de volta ao cenário internacional, onde conquistou tantas glórias. Na noite desta segunda-feira, o time conhece os adversários que terá na caminhada em busca do título inédito da Copa Sul-Americana. O ge relembra as sete taças de competições continentais que estão na galeria do clube.
A história do Cruzeiro começou a ser escrita em 1921, ainda como Palestra Itália. Nas décadas seguintes, foi ganhando notoriedade e se firmou de vez no cenário nacional ao conquistar a Taça Brasil de 1966, sobre o Santos de Pelé. Menos de dez anos depois, também começou a cravar seu nome no continente Sul-Americano.
O Cruzeiro foi o apenas o segundo time brasileiro a vencer a Copa Libertadores – Santos foi bicampeão em 1962 e 1963 –, realizada desde 1960 e que, naquele momento, contava com os argentinos acumulando conquistas, principalmente com Independiente e Estudiantes.
Na caminhada da primeira conquista internacional, o Cruzeiro enfrentou Internacional, Olímpia, Sportivo Luqueño, LDU, Alianza Lima e bateu o River Plate na finalíssima. Venceu a ida, no Mineirão, perdeu a volta, na Argentina, e ganhou o jogo-desempate, em Santiago, por 3 a 2. Joãozinho, com gol de falta nos minutos finais, foi o herói da conquista.
Depois, o Cruzeiro viveu um período de seca, até chegar aos anos 1990, que marcaram a década de ouro do clube, com importantes conquistas da Copa do Brasil, mas, principalmente, em torneios internacionais.
Os primeiros títulos foram da Supercopa, criado anos antes para ser o segundo torneio do continente, reunindo os campeões da Libertadores. Após bater na trave em 1988, o Cruzeiro venceu as edições de 1991 e 1992.
O título de 1991 foi o primeiro internacional erguido pelo Cruzeiro no Mineirão. Na campanha, o time superou Colo-Colo, Nacional, Olímpia e bateu o River Plate em final emocionante. Após perder a ida por 2 a 0, venceu os argentinos por 3 a 0 no Gigante da Pampulha (assista no vídeo abaixo).
Em 1992, a equipe goleou o Racing no Mineirão e ficou com a taça após derrota por 1 a 0 na Argentina. Antes, havia passado por Atlético Nacional, River Plate e Olímpia. Os títulos foram conquistados sob comando de Ênio Andrade e Jair Pereira, respectivamente.
Nos anos seguintes, a Conmebol realizou algumas tentativas de emplacar novos torneios reunindo campeões continentais. Até a criação da Copa Conmebol, disputada a partir de 1998, o Cruzeiro conseguiu vencer a Copa Master e a Copa Ouro, ambas em 1995. Na Copa Master, venceu o Olímpia e ficou com o título. Na Copa Ouro, superou o São Paulo para erguer a taça.
Dois anos depois, em 1997, o Cruzeiro voltou a conquistar a América. Com uma campanha histórica de recuperação, venceu o bicampeonato sob comando técnico de Paulo Autuori, atual diretor-técnico do clube e que comandou o time na reta final do Brasileirão do ano passado, ajudando na classificação à Sul-Americana de 2024.
Naquela ocasião, o Cruzeiro perdeu os três primeiros jogos da fase de grupos, mas bateu Grêmio, Alianza Lima e Sporting Cristal no returno, garantido a classificação. Até chegar à final, passou por El Nacional, Grêmio e Colo-Colo. Na grande decisão, ergueu o troféu no Mineirão, batendo o Sporting Cristal por 1 a 0, com gol de Elivelton.
A conquista de 1997 deu a oportunidade de o Cruzeiro disputar a Recopa Sul-Americana, em 1998, contra o River Plate, que vencera a Supercopa da Libertadores. O time mineiro venceu por os dois jogos (2 a 0, em casa, e 3 a 0, na Argentina), conquistando aquele que foi o último título internacional do clube.
Histórico na Sul-Americana
Disputada desde 2002 como segundo torneio do continente, a Copa Sul-Americana contará com a presença do Cruzeiro pela sétima vez. A última participação foi em 2017, quando a equipe acabou eliminada pelo Nacional, do Paraguai, nos pênaltis.
A melhor participação do clube na competição foi em 2005, quando acabou eliminado pelo Vélez nas oitavas de final, após passar pelo Juventude anteriormente. Nos primeiros anos do torneio, a primeira fase era disputada entre clubes do mesmo país e, por vezes, contava com equipes brasileiras atuando com times reservas, privilegiando o Brasileirão.
Conquistas internacionais do Cruzeiro
Libertadores: 1976 e 1997
Supercopa: 1991 e 1992
Copa Master da Supercopa: 1995
Copa Ouro: 1995
Recopa Sul-Americana: 1998
Fonte:GE/Belo Horizonte