Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sertanejo ocupa pódio das músicas mais tocadas em São Paulo de 2022
Música
Publicado em 02/02/2023

Grandes músicas do sertanejo, como das duplas Chitãozinho e Xororó e Henrique e Juliano, estão no Top 3 músicas mais tocadas em shows paulistanos. Veja quais!

 

 

Na última quinta-feira (25), a cidade de São Paulo comemorou os 469 anos de história. Sendo o Estado brasileiro que mais atrai turistas por ano e a região mais populosa do Brasil, é também a que mais movimenta dinheiro, com um PIB (Produto Interno Bruto) de mais de R$2,3 trilhões. Sua importância é gigante nacionalmente e, segundo uma pesquisa recente, São Paulo também é o estado do sertanejo, pelo menos durante todo o ano de 2022.

Um estudo comemorativo do aniversário de São Paulo feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), listou as músicas mais tocadas na cidade, tendo como referência a presença destas músicas nos repertórios das centenas de shows que a cidade paulistana recebeu ao longo de 2022. O que chama a atenção é que as três faixas mais escutadas pelos habitantes, segundo o estudo, são de três cantores do sertanejo.

 

Em uma lista bem eclética, a terceira colocação ficou com Henrique e Juliano, na canção “Arranhão”, lançada em agosto de 2021 pela dupla sertaneja, presente no DVD Manifesto Musical. A música ainda é uma das mais tocadas nas estações de rádio do Brasil e já acumula mais de 200 milhões de visualizações.

“Baby, me atende”, cantada por Dilsinho e Matheus Fernandes, está como a segunda música mais tocada nos shows de São Paulo no ano passado, também lançada em 2021, através do projeto “Na Praia, volume 1”.

 

Apesar de Matheus Fernandes se encaixar mais no gênero de forró eletrônico, a participação de Dilsinho faz uma menção honrosa ao sertanejo, com o artista já tendo gravado outros sucessos com cantores sertanejos, como as duplas Zé Neto e Cristiano – “Mil Motivos” -, Jorge e Mateus – “Pódio” – e Marcos e Belutti – “Estado Frágil” -; além com o cantor Felipe Araújo– “Paga de Louca”.

Como a grande campeã do pódio das músicas mais tocadas de São Paulo, a clássica e atemporal “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, é a primeira colocada, segundo a pesquisa do Ecad.

 

“Evidências” é um marco do sertanejo, que serviu para mostrar a força que o gênero musical tem e tirar o preconceito em relação as músicas sertanejas. Sua aceitação foi tão boa que até hoje é a música mais cantadas em karaokês e não para de ter versões e regravações performadas por outros artistas.

 

Uma curiosidade sobre “Evidências” é que esta faixa foi cantada pela primeira vez por Leonardo Sullivan,em 1989, em seu disco “Veneno, Mel e Sabor”, que acabou não tendo sucesso. A faixa chegou nas mãos de Chitãozinho e Xororó por um dos compositores da música, José Augusto, que já trabalhou com a dupla na música “Página Virada”.

Tanto Chitãozinho quanto Xororó amaram a música e decidiram gravá-la. E deu no que deu! Interessante, né?

A lista completa termina com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Tim Maia, Queen, The Beatles, Rolling Stones e até Tarcísio do Acordeón ganhando um lugarzinho de destaque. Confira:

  1. “Evidências” (Chitãozinho e Xororó)
  2. “Baby me Atende” (Dilsinho feat. Matheus Fernandes)
  3. “Arranhão” (Henrique e Juliano)
  4. “Não Quero Dinheiro” (Tim Maia)
  5. “We Will Rock You” (Queen) e “(I Can’t Get No) Satisfaction” (The Rolling Stones)
  6. “Eva” (Banda Eva) e “Penny Lane” (The Beatles)
  7. “Under Pressure” (Queen feat David Bowie) e “Melhor Eu Ir” (Péricles)
  8. “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana) e “ROLÊ” (Tarcísio do Acordeon e Marcynho Sensação)
  9. “Frevo Mulher” (Zé Ramalho) e “Anunciação” (Alçeu Valença)
  10. “Só de Olhar” (Ferrugem) e “Teu Segredo” (Exaltasamba)

FONTE: SITE MOVIMENTO COUNTRY 

Comentários