Manter a atenção na hora de dirigir é o principal conselho
Na maioria dos anos na região do Alto Paranaíba, os meses de outubro e novembro são marcados por chuvas intensas e rápidas no fim da tarde, que podem ser acompanhadas de ventos fortes, causando quedas de árvores. Diante desse quadro, o Corpo de Bombeiros faz algumas orientações para que intercorrências sejam evitadas:
. Não deixar carros estacionados debaixo de árvores durante tempestades, mesmo que elas estejam aparentemente saudáveis;
. Nas ruas e principalmente nas rodovias, redobrar a atenção, principalmente durante tempestades ou logo após a ocorrência delas, pois é possível deparar-se com um galho ou uma árvore inteira caída na via, obstruindo parcial ou totalmente o trânsito;
. Redobre a atenção e diminua a velocidade.
. Caso passe por um galho caído obstruindo parcialmente a via e for possível removê-lo, estacione o seu veículo em local seguro e leve o galho para onde não atrapalhe o trânsito. Assim, você estará ajudando a evitar acidentes. Se o galho for muito grande, ou se for uma árvore inteira que necessite de intervenção do órgão responsável pela via ou do Corpo de Bombeiros para realizar o corte da madeira, acione o órgão responsável.
. Você poderá ajudar muito sinalizando o local de forma eficiente e com bastante distância usando galhos, triângulo, e cones a fim de evitar acidentes no local.
Fonte: Tribunainforma