Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Operação Verde Minas” em combate a incêndios florestais
Notícias Gerais
Publicado em 16/09/2024

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Militar realizam a segunda fase da “Operação Verde Minas” em combate a incêndios florestais

16/09/2024 - Em Patos de Minas, em frente a Sétima Companhia de Polícia Militar  de Meio Ambiente, dando continuidade às ações de Defesa Civil na Décima Regional de Defesa Civil – 10ª REDEC, realizou-se a segunda fase da Operação VERDE MINAS.

Houve a realização de blitz educativa, com foco na conscientização ao combate aos incêndios florestais e a prevenção de queimadas. Com isso, os órgãos objetivam sensibilizar a comunidade sobre os riscos, danos e prejuízos causados por incêndios florestais e queimadas irregulares.

Historicamente, no mês de setembro, registra-se os picos de queimadas e incêndio. Até o momento, Minas Gerais registrou mais 22 mil focos de incêndios.

As previsões das agências climatológicas e meteorológicas são para períodos de secas, temperatura em torno de 3 a 5 graus acima da média e baixas precipitações para a região do Alto Paranaíba, Triangulo Sul e Noroeste Mineiro. Essas condições se estenderão até o mês de outubro, contribuindo para a baixa umidade do ar que ficará em torno de 15%.

 O clima seco e a vegetal seca propiciam os riscos das queimadas e incêndios florestais. Sabe-se que queimadas e incêndios promovem a baixa qualidade do ar, devido a fumaça e material particulado suspensos na atmosfera.

Os órgãos estaduais orientam a população a não realizar queimadas em hipótese alguma devido aos transtornos causados

pelo fogo e fumaça. Provocar incêndio em floresta e demais formas de vegetação é crime, previsto no art. 41, da Lei 9.605/1998.

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES PARA O PERÍODO DE SECA:

* A fumaça diminue a qualidade do ar, além de provocar doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.

* O desmate incorreto, principalmente através de queimada, causa sérios prejuízos ambientais, tais como: impedir a penetração e retenção da água no solo, diminuir o volume de água das nascentes, acelerar a erosão, provocando o assoreamento de lagos, córregos e rios;

* Os incêndios e queimadas provocam o desligamento das linhas de transmissão de energia elétrica;

* A queimada é uma das principais causas do empobrecimento dos solos, devasta a vegetação natural, mata animais, polui rios e o ar, enfim, destrói a natureza e diminui a qualidade de vida de todos;

* As queimadas ao longo das rodovias provocam acidentes, consequentemente, colocam em risco a vida dos transeuntes.

 COMO EVITAR OS INCÊNDIOS FLORESTAIS E QUEIMADAS:

* Apagar o resto do fogo em acampamento para evitar que o vento leve as brasas para a mata, evitando incêndios;

* Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acessos próximo a qualquer tipo de vegetação;

* Mantenha lotes limpos, sem o uso de fogo para manutenção;

* Ao avistar um foco de incêndio, avise os bombeiros através do número 193.

 

 Em caso de crime de queimada, acione o 190, 193 ou 181.

 DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS. 

 

Fonte:Agência Regional de Comunicação Organizacional da 10ª RPM/10ª REDEC

 

 

Comentários