A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais tem o prazer de anunciar o lançamento do Projeto “Chame a Frida”, que será implementado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do município de Patos de Minas. O evento de lançamento foi realizado nesta quinta-feira (29), no Auditório do CDL em Patos de Minas.
O “Chame a Frida” é uma assistente virtual, projetada para oferecer atendimento preliminar às vítimas de violência doméstica. Através deste sistema, será possível receber denúncias, prestar informações, agendar solicitação de Medidas Protetivas , entre outras opções de forma prática e eficiente.
Para utilizar o serviço, as vítimas podem simplesmente enviar a palavra “FRIDA” para o número de WhatsApp (34) 98419-3682. O assistente virtual irá oferecer as opções dos serviços disponíveis e caso necessário direcionará a vítima para uma conversa com um policial civil.
Segunda a Delegada Tatiana Carvalho, por meio da assistente virtual é possível encaminhar cópias de medida protetiva caso as vítimas tenham perdido a medida, encaminhar pedido de exame de corpo de delito para realizar um exame médico diante de agressões que deixaram marcas, marcar um horário para solicitar uma medida protetiva, acionar o 190 (Polícia Militar), além de prestar esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e outras medidas protetivas.
O objetivo principal do “Chame a Frida” é agilizar o atendimento aos casos de violência doméstica em Patos de Minas. Através desta plataforma, pretende-se facilitar o acolhimento das mulheres vítimas de violência, permitindo que elas recebam assistência virtualmente e se desloquem à delegacia apenas quando for estritamente necessário.
Confira a entrevista completa com a Dra. Tatiana Carvalho, Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher:
https://youtu.be/tAhi3qzUJX4
Fonte:Tribunainforma