Mortes decorrentes de intervenções da PM caem em MG em 2023; mais de 700 foram.
Em Esmeraldas, na Grande BH, dois irmãos, de 27 e 29 anos, morreram baleados no último domingo (10).
Nos últimos seis anos, 747 pessoas foram mortas em intervenções da Polícia Militar (PM) em Minas Gerais, segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Em Esmeraldas, na Grande BH, dois irmãos, de 27 e 29 anos, morreram baleados no último domingo (10).
Em 2023, primeiro ano com câmeras instaladas nas fardas, o número de mortes decorrentes de intervenções da PM caiu 7,6%, de 144 para 133 (veja no gráfico abaixo). Ao todo, 1.040 equipamentos passaram a ser utilizados por mais de 4 mil militares, em dezembro de 2022.
Mortes cometidas por policiais militares em MG
Por nota, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) afirmou que possui uma das menores letalidades policiais do Brasil, e que o uso de força letal só ocorre em casos excepcionais.
Relembre casos de violência policial
Em junho de 2021, Ryan Pablo da Silva Martins Ribeiro, de 18 anos, foi morto a tiros por um policial militar, durante uma operação no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
No mesmo mês, um sargento da PM foi preso em flagrante suspeito de matar a tiros o padeiro Jean Carlos Assis, de 23 anos, no bairro Nova Suíça, na Região Oeste da capital.
Em julho de 2021, Jefferson Guilherme da Costa Santos, de 20 anos, foi morto durante uma abordagem policial, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana.
Em julho de 2022, Marcos Vinícius Vieira Couto, de 29 anos, levou três tiros e morreu na Vila Barraginha, em Contagem, também na Grande BH. Vídeos gravados por moradores registraram o momento em que o homem foi levado para trás de um veículo e baleado (veja abaixo).
Em dezembro de 2023, o indígena Alisson Lacerda Abreu, de 25 anos, morreu durante um confronto com militares na Aldeia Tenda, no distrito de Rancharia, em São João das Missões, no Norte de Minas.
Já no último domingo (10), os irmãos Rafael Francisco Vieira da Silva, de 27 anos, e Branio José Vieira da Silva, de 29, foram mortos em Esmeraldas, durante uma cavalgada.
FONTE:G1/MINAS