Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Cidades de MG começam a vacinar crianças contra a dengue neste sábado
Notícias Gerais
Publicado em 24/02/2024

Municípios estão na lista dos 22 selecionados para receber as primeiras 79 mil doses da vacina, que chegaram nesta quinta-feira (22) ao estado.

 Caeté e Sabará são as primeiras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte a vacinar crianças contra a dengue. A campanha de imunização iniciou na manhã deste sábado (24).

Os municípios estão na lista dos 22 selecionados para receber as primeiras 79 mil doses da vacina, que chegaram nesta quinta-feira (22) ao estado. Os critérios para definição dos municípios seguiram as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde.

Santa Maria de Itabira é a primeira cidade do Leste de MG a aplicar vacina contra dengue

Segundo a Prefeitura de Sabará, a cidade recebeu 3.268 doses da vacina Qdenga, que deve imunizar crianças de 10 e 11 anos de idade.

Pais e responsáveis devem levar as crianças para receber o imunizante na sede do Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino (Rua Marquês de Sapucaí, nº 317, Centro). A vacinação vai das 8h às 15h.

"Para receber o imunizante é importante apresentar o CPF e cartão de vacinas da criança. Segundo o Ministério da Saúde, do Governo Federal, crianças que foram infectadas com o vírus da dengue devem aguardar 6 (seis) meses para tomar a primeira dose da vacina", disse o município, por nota.

Já para o município de Caeté, foram disponibilizadas 965 doses da vacina. Neste sábado, a vacinação ocorre das 9h às 17h no Poliesportivo de Caeté (Av. Carlos Cruz, sn, José Brandão).

Qdenga

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante Qdenga, contra a dengue, na rede pública, mas a quantidade disponibilizada pela fabricante japonesa Takeda é restrita.

 Por isso, o Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos residentes em municípios de grande porte e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. As cidades próximas a esses locais também foram incluídas.

 

Fonte:G1/Minas

Comentários