Ouvir rádio
Pausar rádio
Curiosidade do Mundo da Musica Sertaneja Raiz
As duplas sertanejas antigas abriram caminhos para grandes artistas do sertanejo atual Antes mesmo de o sertanejo universitário existir, as melhores músicas do sertanejo antigo dominavam as paradas com um conceito rural, com seu ritmo de caipira. O som da viola era o que marcava o estilo e várias duplas começaram a fazer sucesso no Brasil.
Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Cezar e Paulinho podem ser algumas das duplas que vieram na sua cabeça neste momento, mas muita antes deles vieram grande artistas que fizeram muito sucesso bem antes deles.
VAMOS RECORDAR ALGUNS
Tonico e Tinoco
A dupla caipira Tonico e Tinoco, além de cantar, também foi protagonista de alguns filmes e ainda teve um programa de televisão, que se chamava Na Beira da Tuia.
As suas músicas mais conhecidas são cabocla Tereza e Chico Mineiro e Cana Verde, A dupla chegou a ser homenageada em vários programas de TV
Pena Branca e Xavantinho
Donos dos sucessos Cio da Terra e Cuitelinho, a dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho se tornou referência no sertanejo raiz e é admirada por grandes ídolos.
A dupla se destacou também por dar voz ao folclore brasileiro em suas composições, que eram intuitivas e sempre passavam uma mensagem ao público.
Liu e Léu
Liu e Léu foram uma das duplas sertanejas antigas mais duradouras, com uma carreira aclamada e consagrada pelo público no quesito sertanejo raíz.
Dentre alguns de seus sucessos, estão também as conhecidas musicas a Sementinha, também o Ypê e O Prisioneiro, e muitas outras .
Tião Carreiro e Pardinho
Essa dupla, Tião Carreiro e Pardinho, foi realmente uma lenda do sertanejo caipira, interpretando maravilhosamente a canção Rei do Gado, tema de uma das novelas mais famosas da Rede Globo.
Ainda assim, é uma das mais antigas do sertanejo raiz — Tião Carreiro é considerado até hoje como um dos melhores tocadores de viola de todos os tempos.
Milionário e José Rico
Com um sertanejo, a dupla Milionária e José Rico ficaram conhecida como uma espécie de Raul Seixas do sertanejo.
O sucesso da dupla era tão incontestável que o nome de uma das suas mais famosas canções, Estrada da Vida, também se tornou um longa-metragem com a participação dos próprios cantores como atores do projeto.
Além desses que falamos ainda se destacaram no senário sertanejo Raiz de qualidade vária cantores que fizeram muito sucesso, aqui citamos mais alguns Zico e Zeca, Pedro Bento e Zé da Estrada, Palmeira e Biá, Luizinho e Limeira, Nenete e Dorinho, Zé Fortuna e Pitangueira, Raul Torres e Florence, Zilo e Zalo, Serrinha e Caboclinho, Paiozinho e Zé Tapera, Zé Tapera e Teodoro, Lourenço e Lourival, Leoncio e Leonel, Belmonte e Amarai, Trio Parada Dura, e tantos outras