Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Ministério da Saúde garante habilitação de 30 UTIs para a Santa Casa
Notícias Gerais
Publicado em 30/12/2021

O prefeito de Patos de Minas e outros representantes locais estiveram pessoalmente com o ministro Queiroga para tratar dessa demanda

Durante reunião com o ministro Marcelo Queiroga em Brasília, nessa quarta-feira (29/12), o prefeito Luís Eduardo Falcão conseguiu viabilizar a habilitação pelo Governo federal de 30 leitos de UTI adulto na Santa Casa de Misericórdia. Segundo informação do próprio titular do Ministério da Saúde, a medida será oficialmente publicada até amanhã, sexta-feira. A conquista contou com o apoio de parlamentares da região.

As 30 UTIs já estão ativas na Santa Casa, mas são custeadas pelo Executivo local. “Com a habilitação, o Ministério da Saúde enviará recursos para manter esses leitos, o que é muito positivo, pois desafoga os cofres públicos e permite direcionar os recursos a outras demandas igualmente importantes”, disse a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, que também participou da reunião juntamente com o presidente da unidade hospitalar, Marco Antônio Nasser.

A pauta do encontro com Queiroga tratou também de outros assuntos essenciais para a saúde pública em Patos de Minas, como a habilitação da Santa Casa para prestar atendimento a pacientes com câncer em parceria com o Centro Oncológico AZ do Noroeste. “O ministro foi a favor dessa reivindicação, o que deve se concretizar ainda no primeiro semestre de 2022. Até lá, vamos custeando os atendimentos por meio de convênio direto com a clínica”, explicou Falcão. 

Os representantes ainda levaram ao ministro da Saúde a situação dos pacientes cardiológicos em tratamento pelo SUS. Segundo o prefeito, a intenção é trazer de volta a Patos de Minas a cardiologia, que há alguns anos foi levada para fora da macrorregião. “Com o apoio estadual e federal, conseguiremos concretizar esses atendimentos aqui. É um passo de cada vez, e chegaremos ao nosso objetivo”, finalizou Falcão. 

FONTE: ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS

 

Comentários